Pilates e alongamento são a mesma coisa?


Ainda existem muitas pessoas que acham que o método e só baseado em alongamento e hoje eu vim explicar pra vocês qual é a verdadeira importância do alongamento muscular, não só durantes a pratica do Pilates mais para a sua vida em geral.

Quando falamos sobre alongamento muscular estamos pensando automaticamente em MELHORAR A SUA FLEXIBILIDADE. A flexibilidade é a capacidade que cada articulação tem de atingir um certo grau de movimento, aqui estamos pensando em AMPLITUDE DE MOVIMENTO.

Falando assim, isso pode ser até insignificante se você que trabalha sentado na frente do computador o dia todo e não no cirque du soleil, mas quando relacionamos a flexibilidade nas atividades de vida diária, como por exemplo: calçar sapatos, trocar uma lâmpada, pegar objetos no alto de um móvel, vemos o quanto ela é importante. 

Quando as suas articulações não são capazes de realizar seus movimentos completos, em toda sua amplitude, o seu corpo automaticamente faz compensações em outras articulações, gerando sobrecarga articular e muscular que pode causar dores naquela região.

Então podemos dizer que:  Fazer alongamentos musculares vão ajudar a melhorar a nossa flexibilidade facilitando a realização das atividades de vida diária!

E porque o Pilates é tão associado ao alongamento muscular?

O Pilates é conhecido por trabalhar o corpo de uma forma integral, então é normal que durante a prática tenham movimentos com essas duas intenções, alongar e fortalecer. O alongamento está presente no método o tempo todo mas não é só nisso que ele se baseia. Além disso o fato do método poder ser realizado somente com um colchonete, também causa essa associação com os exercícios de alongamento muscular.

Praticar Pilates é uma ótima forma de melhorar a sua flexibilidade porque é um método completo, que trás vários benefícios para saúde de um modo geral. 

Aqui no blog já tem um post sobre Pilates e o Fortalecimento muscular, no qual eu explico que o foco principal do método é na verdade o fortalecimento.

Espero que você tenha gostado de post e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário